domingo, 27 de março de 2016

BRT MOVE DE BELO HORIZONTE PARTE 1

MOVE[4] é um sistema BRT de Belo Horizonte (MG), implantado nas avenidas Vilarinho, Pedro I, Antônio CarlosPedro II,Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná.
Para a implantação do sistema, foi previstas diversas intervenções na área central, uma das quais incluiu a Praça Hugo Werneck[5] . O objetivo foi implantar um modal de média capacidade que atenda de forma satisfatória a todo o corredor[6] . A implantação do MOVE é considerada um marco na história do transporte coletivo da cidade, sendo um dos únicos projetos estruturantes da BHTrans que se tornaram realidade. Muito da concepção do BRT de Belo Horizonte veio doBHBUS, projeto que previa a reestruturação de todo o transporte coletivo por meio de sistemas tronco-alimentadores.
Grande parte das linhas de ônibus que hoje partem das regionais Venda Nova, Norte e Nordeste em direção à área central do município serão seccionadas e podem ser fundidas com outra linha que atende ao mesmo público. Os bairros que estão além das Estações de Integração ou do Terminal Metropolitano de Integração de Transportes das linhas são chamados de área de alimentação ou bacia de alimentação dentro da lógica tronco Paralelamente, todas as linhas das áreas de alimentação são nomeadas como alimentadoras e possuem somente três dígitos, conforme definições do BHBUS. Essas linhas seguirão basicamente pelo mesmo itinerário atual das linhas diametrais, radiais e semi-expressas[nota 1] , diferenciando do modelo atual pelo término da viagem ser nas estações ou terminais, onde o usuário fará a transferência para outras linhas alimentadoras[nota 2] , ou para as linhas troncais[nota 3] .
As linhas diametrais, por atenderem a dois bairros, um da bacia de alimentação e o outro fora, implicarão em novas linhas a partir desses bairros fora das bacias de alimentação. Importante ressaltar que para atender essas regiões sem a necessidade do usuário se deslocar para área central, poderão ser criadas linhas troncais-perimetrais, como a atual6350, que liga a Estação Vilarinho à Estação Barreiro por meio do Anel Rodoviário. As linhas radiais e semi-expressas[nota 1] , por atenderem aos bairros das bacias de alimentação até a área central não implicarão na criação de novas linhas fora das bacias de alimentação. Futuramente a Prefeitura de Belo Horizonte também pretende implantar corredores BRT nas seguintes vias[9] :

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