domingo, 27 de março de 2016

CORREDORES DO MOVE

Corredores

Cada conjunto de avenidas ou uma única avenida compõe um corredor.

MOVE Antônio Carlos/Pedro I

Composto pelas Avenidas Vilarinho(entre Av. Baleares e Complexo Vilarinho), Pedro I (a partir do Complexo Vilarinho) e Antônio Carlos[30] e com o custo de R$ 633,9 milhões, terá uma capacidade de 750 mil pessoas por dia, 26 estações de transferência com distância de cerca de 500 metros entre elas. Será alimentado principalmente pelas Estações de Integração Venda Nova, Vilarinho e Pampulha, atendendo ao complexo Mineirão/Mineirinho por meio de 14,7 km de vias exclusivas[31] .
No dia 15 de maio de 2014, o sistema entrou em operação na Avenida Antônio Carlos, mesmo com parte da Estação de Integração Pampulha em obras, utilizando uma frota de cerca de 50 ônibus articulados.[32] Já na Avenida Pedro I, o sistema entrou em operação no dia 13 de junho de 2014, mesmo com a via em obras.[33]

MOVE Cristiano Machado

Composto pelo trecho da Avenida Cristiano Machado entre a Estação São Gabriel e a área central,[30] Com o custo de R$ 135,30 milhões, possui 7,1 km de extensão e conta com 10 estações, onde a distância entre elas será de aproximadamente 440 metros, atendendo a uma demanda de até 23 mil passageiros por hora.[34] Foi o primeiro corredor do sistema a entrar em operação, a partir do dia 8 de março de 2014.[35] [36]

MOVE Área Central

BRT na Avenida Paraná.
Não é considerado um corredor, uma vez que é utilizado por todo o sistema, integrando-o. É formado pelas avenidas Santos Dumont e Paraná,[30] totalizando 1,3 quilômetros de extensão.[37] Com o custo de R$ 58 milhões, conta com 6 estações com um atendimento de mais de 19,9 mil usuários por hora[38] . Adicionalmente, o corredor conta com diversas faixas BRS em várias regiões do centro, afim de melhorar o tráfego do corredor central.

Corredor BRS Pedro II/Carlos Luz

Composto pelas Avs Pedro II e Carlos Luz, foi planejado no final de 2012, afim de troncalizar parte das linhas região Noroeste e Pampulha. Mas devido a uma pressão por parte dos comerciantes, que seriam afetados por desapropriações e o custo do projeto, a Prefeitura de Belo Horizonte suspendeu a construção do corredor no ano de 2013, e a retomou em Fevereiro de 2014 após negociação com os comerciantes da região. Seu planejamento, entretanto, foi alterado, tendo o projeto sido adequado para a implantação de um sistema de Bus Rapid System (BRS) ao longo da Avenida Dom Pedro II e da Avenida Presidente Carlos Luz.
O corredor foi inaugurado no dia 7 de Junho de 2014, após a construção que levou em torno de 40 dias. [39] O corredor Carlos Luz, a segunda etapa, foi finalizado e inagurado no dia 12 de Novembro de 2014, sendo uma nova ligação alternativa entre o corredor Pedro II e o Corredor Antonio Carlos.
A idéia é que o corredor Carlos Luz seja alimentado pela Estação Carlos Luz, a ser construída em local não especificado até o momento. O corredor Pedro II já conta com a estação São José, em processo de construção, e irá integrar parte das linhas da região Noroeste e da região Oeste.

Corredor BRT Amazonas

Ainda sem muitas informações, a previsão é que o corredor seja composto apenas pela Av. Amazonas, com possível extensão pela BR-381 até Betim. Esse corredor resolverá o problema de má-implantação das Estações de Integração Barreiro e Diamante, oferecendo a priorização necessária para um atendimento de qualidade.
Porém a criação desse corredor é incerta até o momento, devido a expansão da Linha 2 do metrô, e a infraestrutura e desapropriações do local. O fim mais provável é que utilizem as faixas de ônibus da Av Amazonas que estão desativadas atualmente.

MOVE Anel Rodoviário

Interligará a região centro-sul (próximo ao BH Shopping) aos corredores Carlos Luz, Antonio Carlos e Cristiano Machado através do Anel Rodoviário. O projeto está parado atualmente, aguardando a transferência do trecho municipal do Anel para a Prefeitura de Belo Horizonte. Não há muitas informações sobre esse corredor atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário