domingo, 27 de março de 2016

BRT TRANSBRASIL

BRT TransBrasil[editar | editar código-fonte]

O BRT TransBrasil é o 4º corredor exclusivo para ônibus articulados, que junto com a TransCariocaTransOesteTransOlímpica e Via Light, fazem parte do conjunto de obras viárias que visou a preparar o Rio para as Olimpíadas de 2016. tendo aproximadamente 25 estações, cruzando com as Rodovias Presidente Dutra e Washigton Luís aonde possui linhas alimentadoras, além de integrações com outros corredores do BRT, estima-se que esse corredor seja estendido até o bairro de Santa Cruz.

Projetos[editar | editar código-fonte]

O construção do Corredor Expresso da Avenida Brasil foi desenvolvido para operar em sistema BRT, com infraestrutura de vias segregadas, com vistas à mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, o Projeto previa estações modernas, novos terminais, reurbanização das áreas de entorno, ciclovia, além de sistemas eletrônicos de informação para os usuários e operadores. sua implantação proporcionará economia de tempos de viagens, otimização do desempenho do transporte público, redução de custos operacionais, e potencialização a formação de centralidades urbanas, com geração de melhoria na qualidade de vida dos habitantes da Zonas Norte-Oeste da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Estima-se que o corredor atende cerca de 900 mil pessoas/dia.
Seu traçado iniciamente ia de Deodoro até o Terminal Américo Fontenelle na área central do município, aonde seria feito pelo GERJ. que passou para a Prefeitura, que inicialmente mudou o traçado, dessa vez para chegar a Candelária[4] . mas foi encurtado, dessa vez até o Aeroporto Santos Dumont[5] . utilizando as avenidas Presidente VargasFrancisco Bicalho e ainda existe a possibilidade de ser aumentar o traçado até Santa Cruz a fim de ser conectar com o BRT TransOeste.
Após o IPHAN impedir a entrada do BRT no Aterro do Flamengo, que e tombado[6] . fez com que alterasse o percurso, indo até a Avenida Antônio Carlos, no Centro[7] . as obras se iniciaram em janeiro de 2015, no trecho entre Caju e Manguinhos e agora será estendido até a altura da Uruguaiana, onde se terá o terminal[8] . ainda no mês de Agosto do mesmo ano, se esticaram até Parada de Lucas, com previsão de chegar ao Trevo das Margaridas, em Irajá[9] .

Estações[editar | editar código-fonte]

  • Terminal Deodoro
  • Estação Guadalupe
  • Terminal Integração TransLight
  • Estação Barros Filho
  • Estação Coelho Neto
  • Estação Irajá
  • Terminal Trevo das Margaridas (Integração com o futuro BRT TransDutra)
  • Estação Parada de Lucas
  • Estação Ponto Chique
  • Terminal Trevo das Missões (Integração com o futuro BRT TransCaxias)
  • Estação Cordovil
  • Estação Vigário Geral
  • Estação Marinha
  • Estação Marinha Mercante
  • Estação Ramos
  • Terminal Integração TransCarioca
  • Estação Rubens Vaz/Nova Holanda
  • Estação Joana Nascimento
  • Terminal FIOCRUZ
  • Estação Parque Vitória
  • Estação São Januário
  • Estação INTO
  • Estação Gasômetro
  • Estação Gamboa
  • Estação Cidade do Samba
  • Estação Bento Ribeiro
  • Estação Senador Pompeu
  • Terminal Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário