BRT TransBrasil[editar | editar código-fonte]
O BRT TransBrasil é o 4º corredor exclusivo para ônibus articulados, que junto com a TransCarioca, TransOeste, TransOlímpica e Via Light, fazem parte do conjunto de obras viárias que visou a preparar o Rio para as Olimpíadas de 2016. tendo aproximadamente 25 estações, cruzando com as Rodovias Presidente Dutra e Washigton Luís aonde possui linhas alimentadoras, além de integrações com outros corredores do BRT, estima-se que esse corredor seja estendido até o bairro de Santa Cruz.
Projetos[editar | editar código-fonte]
O construção do Corredor Expresso da Avenida Brasil foi desenvolvido para operar em sistema BRT, com infraestrutura de vias segregadas, com vistas à mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, o Projeto previa estações modernas, novos terminais, reurbanização das áreas de entorno, ciclovia, além de sistemas eletrônicos de informação para os usuários e operadores. sua implantação proporcionará economia de tempos de viagens, otimização do desempenho do transporte público, redução de custos operacionais, e potencialização a formação de centralidades urbanas, com geração de melhoria na qualidade de vida dos habitantes da Zonas Norte-Oeste da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Estima-se que o corredor atende cerca de 900 mil pessoas/dia.
Seu traçado iniciamente ia de Deodoro até o Terminal Américo Fontenelle na área central do município, aonde seria feito pelo GERJ. que passou para a Prefeitura, que inicialmente mudou o traçado, dessa vez para chegar a Candelária[4] . mas foi encurtado, dessa vez até o Aeroporto Santos Dumont[5] . utilizando as avenidas Presidente Vargase Francisco Bicalho e ainda existe a possibilidade de ser aumentar o traçado até Santa Cruz a fim de ser conectar com o BRT TransOeste.
Após o IPHAN impedir a entrada do BRT no Aterro do Flamengo, que e tombado[6] . fez com que alterasse o percurso, indo até a Avenida Antônio Carlos, no Centro[7] . as obras se iniciaram em janeiro de 2015, no trecho entre Caju e Manguinhos e agora será estendido até a altura da Uruguaiana, onde se terá o terminal[8] . ainda no mês de Agosto do mesmo ano, se esticaram até Parada de Lucas, com previsão de chegar ao Trevo das Margaridas, em Irajá[9] .
Estações[editar | editar código-fonte]
- Terminal Deodoro
- Estação Guadalupe
- Terminal Integração TransLight
- Estação Barros Filho
- Estação Coelho Neto
- Estação Irajá
- Terminal Trevo das Margaridas (Integração com o futuro BRT TransDutra)
- Estação Parada de Lucas
- Estação Ponto Chique
- Terminal Trevo das Missões (Integração com o futuro BRT TransCaxias)
- Estação Cordovil
- Estação Vigário Geral
- Estação Marinha
- Estação Marinha Mercante
- Estação Ramos
- Terminal Integração TransCarioca
- Estação Rubens Vaz/Nova Holanda
- Estação Joana Nascimento
- Terminal FIOCRUZ
- Estação Parque Vitória
- Estação São Januário
- Estação INTO
- Estação Gasômetro
- Estação Gamboa
- Estação Cidade do Samba
- Estação Bento Ribeiro
- Estação Senador Pompeu
- Terminal Uruguaiana
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